Terapia Cognitiva
A Terapia Cognitiva é uma abordagem psicoterapêutica desenvolvida inicialmente pelo psicólogo americano Aaron Beck. Seu princípio central é que são os pensamentos e interpretações - e não apenas as situações em si - que influenciam diretamente nossas emoções e comportamentos.
Por isso, um dos focos do trabalho terapêutico é promover a reestruturação cognitiva, ajudando o paciente a reconhecer e modificar padrões de pensamento, tornando-se mais flexível na forma de perceber o mundo e interpretar os acontecimentos.
A Terapia Cognitiva se destaca de outras abordagens por seu tempo de tratamento geralmente curto e bem delimitado, além de sua eficácia comprovada cientificamente em diversas condições, como depressão, transtornos de ansiedade (fobias, pânico, hipocondria, transtorno obsessivo-compulsivo), dependência química e dificuldades de relacionamento interpessoal ou conjugal.
É uma abordagem indicada para crianças, adolescentes e adultos. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma das abordagens psicoterapêuticas mais utilizadas e pesquisadas no mundo atualmente, em especial por ser estruturada, direcionada a objetivos e metas, focada no presente e baseada em evidências científicas.
Estudos revelam que terapia cognitiva tem sido amplamente empregada em situações como:
- Depressão
- Ansiedade generalizada
- Transtorno do pânico
- Fobias
- TOC
- Transtorno de estresse pós-traumático
- Hipocondria
- Transtornos alimentares
- Problemas de sono
- Depressão pós-parto
- Dores crônicas
- Dificuldades de relacionamento
- Dependência química
Além disso, a TCC é amplamente utilizada no desenvolvimento de habilidades emocionais e no acompanhamento de pessoas que desejam aprimorar hábitos, fortalecer a autoestima ou melhorar sua qualidade de vida. Isso se deve, especialmente, ao uso de ferramentas e estratégias práticas - incluindo exercícios realizados durante as sessões e entre elas.
Agende uma Consulta